Bem vindo ao blog

do Instituto Reage

Notícias, dicas, eventos e muito mais!

As fases da vida da mulher

tags: Mulher; saúde; ciclos; menopausa; sexualidade


As fases da vida da mulher

A mulher tem várias fases durante sua vida: nasce com milhões de ovócitos (óvulos), passa para fase de criança, adolescente e entra na puberdade. Nesse estágio inicia o ciclo menstrual e uma explosão de hormônios corre pelo corpo.
Torna-se adulta. Algumas têm filhos e outras não.
Chega-se então a madurez do corpo feminino e a diminuição dos ovócitos até o fim deste.

 

Menopausa

Chega a fase da menopausa. E esse é apenas o início de mais um ciclo da vida da mulher. Essa fase determina o encerramento da capacidade reprodutiva, porém Isso não significa que a sexualidade da mulher tenha terminado. Neste período algumas mulheres têm maior desejo sexual, no entanto a maioria tem uma grande queda do libido.

 

Sexualidade

Ter relações sexuais é um evento saudável e natural ao longo da vida da mulher. Mas a menopausa traz alterações no corpo como o ressecamento vaginal, por exemplo, que acaba em atrapalhar o momento prazeroso com o companheiro, a diminuição na frequência do ato sexual ou a redução propriamente dita da capacidade na performance da mulher.

O obstáculo sexual mais comum é a perturbação da excitação, que corresponde à dificuldade em lubrificar. Consequentemente ocorre a baixa no desejo sexual, aumento das relações dolorosas e maior complexidade em atingir o orgasmo.

No entanto, a maioria dos problemas que diminuem a sexualidade podem ser tratados. Por exemplo, os lubrificantes e a terapia hormonal em forma de creme ou loção podem ajudar as mulheres com o problema da secura vaginal.

 

Acompanhamento

É sempre aconselhado que faça uma consulta periódica com o ginecologista, profissional habilitado em cuidar da saúde da mulher. Especificamente na menopausa, através da reposição hormonal (caso o mesmo indique), o ginecologista irá lidar ainda com aspectos psicológicos em terapia, verificar incontinência urinária e indicar fisioterapia para reabilitação do pavimento pélvico. Esses procedimentos têm como objetivo tentar manter uma vida sexual ativa.
É preciso cuidar da saúde e da cabeça! Afinal, quem não conhece as famosas frases: "A vida começa aos 40" ou ¨ MELHOR IDADE¨?

Marque sua consulta!
Estamos esperando por você.