Bem vindo ao blog

do Instituto Reage

Notícias, dicas, eventos e muito mais!

Instituto Reage busca se tornar um centro de referência no cuidado do envelhecimento ativo da população

tags: Saúde, Clínica, 60+, Joinville, Idosos


O Instituto Reage nasce do sonho do geriatra Dr. Gustavo Maciel Gouvêa ao perceber desde o início de sua trajetória que poderia fazer algo a mais por seus pacientes. Atendendo em Joinville há mais de 12 anos encontrou a também geriatra Francisca M. Scoralick recém chegada de Brasília onde estabeleceram uma parceria de trabalho e então, em novembro de 2017, nasce o Instituto Reage Medicina Geriátrica.

A clínica presta um serviço integrado, abrangente, mais completo e mais ativo. Diferenciais como consulta domiciliar, acompanhamento médico geriátrico (tratamento específico e reabilitação precoce) durante período de internação hospitalar seja no Hospital Unimed, seja no Dona Helena. Ainda oferece consultas em outras especialidades médicas como neurologia e ginecologia, além de fisioterapia e atendimento de enfermagem, tudo isso garante a excelência do Instituto.

Definição de geriatria

Geriatria é a especialidade médica que estuda o processo do envelhecimento das pessoas bem como as particularidades no cuidado das pessoas mais experientes. No Brasil são aqueles com 60 anos ou mais de idade. Assim como as crianças e os jovens tratam suas especificidades com o médico pediatra, o Geriatra atua desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso.

As modificações provenientes do envelhecimento, que impactam no funcionamento dos órgãos e demandam uma abordagem diferenciada, requerem avaliação do geriatra em aspectos clínico, cognitivo, afetivo, ambiental, social e funcional.

Open House

Para celebrar a nova conquista o Instituto Reage Medicina Geriátrica realizou um Open House para os pacientes no dia 09 de Novembro deste ano. Uma tarde de integração entre amigos, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. A paciente Ilena Pressen, de 64 anos, tem artrose e por isso dificuldade em caminhar. Considerou o novo endereço muito mais prático e acessível. “Dr. Gustavo é excelente médico, uma boa pessoa. É nosso orientador!”, fala referindo-se ao cuidado com ela e o marido, de 68 anos.

O nome da clínica não foi aleatório. Com o objetivo real em auxiliar os idosos a não se acostumarem passivamente com o passar do tempo, mas sim deixar para trás condições de limitações, incapacidades, dependências e reassumirem suas próprias vidas, a palavra que traduz tudo isso é REAÇÃO.

“Esse espaço traz oportunidade de convívio com outras pessoas, outras gerações. Quando estou com pessoas mais jovens me sinto mais jovem também”, diz Elza de Azevedo Ramos, 92 anos. Dona Elza fala ainda que idade física é diferente da idade do espírito e que a fé garante essa alegria de viver.

Olhos voltados para o público 60+

Desmistificar a imagem de idoso com cabelos branquinhos, que caminha lentamente e até parece pronto para cair, é uma tarefa recorrente. Na verdade, a redução da capacidade fisiológica já começa a partir dos 30 anos e, por ser muito lenta só acaba sendo notada depois dos 60. Como muitas pessoas com 60 ou mais participam de provas de caminhada, corrida, praticam stand up, ciclismo e têm vida social ativa, há a necessidade de uma avaliação mais especializada proporcionada pelo Geriatra. Os órgãos e sistemas pulmonar, neurológico, cardiovascular e endocrinológico exigem algumas análises e uma maior atenção.

A perda funcional do envelhecimento pode ser percebida com a mudança da pele que se torna mais flácida, com mais manchas, a musculatura diminui e gera falta de energia, podem ocorrer dores pelo corpo e até cansaço físico para as atividade rotineiras. Claro que cada organismo é único. Os hábitos diários e a própria genética são fatores determinantes para o estado geral e para o envelhecimento ativo-saudável. Atualmente sabe-se que além dos exames clínicos-geriátricos de rotina, manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e ter uma vida social ativa são as bases de um envelhecimento de sucesso.

E você? Como tem sido sua rotina depois dos 60 anos?

Compartilhe conosco sua experiência. ;)