Bem vindo ao blog

do Instituto Reage

Notícias, dicas, eventos e muito mais!

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

tags: Saúde, Envelhecimento, Reação, Informação


"Vivemos uma verdadeira avalanche grisalha”. A expectativa de vida no Brasil aumentou cerca de 12 anos nos últimos 30 anos. Segundo dados oficiais IBGE em 2050 os idosos serão cerca de 25% da população brasileira, ou seja, em toda família com 04 pessoas, haverá pelo menos 01 idoso entre elas. Isso mudará ainda mais todos os parâmetros existentes de relações e conceitos sociais, demografias, crenças, consumo, doenças, expectativas futuras. Viveremos com uma quantidade de idosos jamais vista em toda a história da humanidade ate então. Esse processo é mundial, progressivo, duradouro e sem precedentes, segundo projeções da própria Organização Mundial de Saúde.

Diante de fatos tão exatos não há como imaginarmos o envelhecimento passivo, ou seja, aquele em que a pessoa simplesmente aguarda o passar dos anos e o que pode ocorrer a cada aniversário que comemora. Apenas observa o passar do tempo e se com ele virão doenças, limitações e até sequelas do envelhecimento! Não, o futuro espera mais, muito mais. Espera por pessoas desejosas de um envelhecimento ATIVO, de REACÃO diante do passar do tempo, cientes de seus conhecimentos, desejos, ambições, planos, atores principais de suas próprias vidas. Sim, a atividade tomará o lugar da passividade, a REAÇÃO ocupará a posição central no envelhecimento saudável. O idoso não terá papel coadjuvante na sociedade, mas atuante e decisivo.

Para que o processo de envelhecimento seja o mais saudável possível seguem algumas dicas que, quando mais cedo adotarmos em nossas vidas, maiores as chances de sucesso:

1.    Seja participativo todos os dias: participe da sociedade e da sua família;

2.    Cuide-se, organize suas tarefas e horários no dia a dia, mantenha contato com seus amigos;

3.    Alimente-se de maneira saudável: faça alimentações leves, ricas em frutas, verduras, vegetais, cálcio, alimentos integrais, com pouco sal e pouca gordura;

4.    Caminhe pelo menos 30 minutos por dia e de preferencia ao ar livre. Se possível dance;

5.    Mantenha sua memória ativa: planeje, leia, trabalhe, durma bem!

6.    Evite o tabagismo, o consumo de álcool em excesso. Avalie sua pressão arterial regularmente e mantenha as vacinas em dia;

7.    Atualize seus calçados para que não causem escorregões ou quedas, sempre utilize rampas e corrimões; avalie sua visão e audição regularmente;

8.    Não se isole, divirta-se, mantenha sempre sua rede de amigos;

9.    Mantenha a mente ativa com projetos futuros a serem alcançados;

10.                      Sempre mantenha viva a chama da curiosidade, do aprender, da informação, comunicação. Atualize-se com as tecnologias!

E lembre-se: Quem nega o envelhecimento está negando a si mesmo! A informação e a mudança de atitude nos guiarão rumo ao envelhecimento saudável!